No primeiro game do segundo set, com o placar em 30/30, Alcaraz foi à rede e se esticou para tentar devolver uma bola. O espanhol conseguiu tocar nela, que caiu na quadra adversária, e o ponto foi inicialmente marcado a seu favor.
No entanto, Alcaraz logo avisou o árbitro de que não estava mais com a raquete na mão no momento do toque — o que torna o ponto ilegal, segundo as regras do tênis. O juiz acatou a informação e atribuiu o ponto a Shelton.
Ainda assim, Alcaraz avançou às quartas de final ao vencer a partida por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (8), 6/3, 4/6 e 6/4. A atitude honesta do espanhol repercutiu nas redes sociais e foi elogiada pela imprensa internacional.
Great sportsmanship from Carlos Alcaraz in his match against Shelton at Roland Garros.
He made the shot.
But he immediately told the umpire he didn’t have the racquet in his hand when the racquet made with the ball.
Gotta love this guy. ❤️
— The Tennis Letter (@TheTennisLetter) June 1, 2025
"Se eu fizer algo ilegal, tenho que dizer para ser sincero com todo mundo. É assim que o esporte é, ou deveria ser. Seja justo com o adversário, e foi isso que eu fiz. Ben também me disse que poderíamos repetir um ponto em que o saque dele tocou a fita, e o árbitro não disse nada", afirmou Alcaraz.
O atleta de 22 anos terá como adversário nas quartas o americano Tommy Paul nesta terça-feira (3), a partir das 15h15 (de Brasília).
Acompanhe Esportes nas Redes Sociais